Título: ELABORAÇÃO DIRIGIDA APLICADA À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA COMPUTACIONAL
Modalidade de participação: Pesquisa
Centro: Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza
Autores: BRUNA FIUZA (1) , LENIAH LIMA (1) , EMANUELLE MARQUES PEREIRA SIMAS (1)
Orientador: CARLA VERONICA MACHADO MARQUES (1) , CARLO EMMANOEL TOLLA DE OLIVEIRA (1)
(1) Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo: Quando aborda-se a operacionalização de tarefas multiprocessuais é importante destacar o processo de protetização cognitiva que necessita de técnicas que recrutam e despertam os estados das Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes (EICA). A Elaboração dirigida é uma técnica utilizada nesse processo, pois potencializa as competências do sujeito, fazendo-o refletir sobre seu próprio aprendizado. Os objetivos deste estudo foram alcançados através da construção de um jogo. Observou-se como uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de grau leve operacionaliza os processos narratológicos diante de uma situação problema, além de intervir nesta atividade utilizando ferramentas, provenientes da área educacional e da computação. O jogo “Explorar para sobreviver”, foi programado na linguagem python, com o intuito de avaliar ludicamente a capacidade de letramento, memória de trabalho, pensamento divergente e função executiva em crianças, foi aplicado em uma criança com 7 anos diagnosticada com autismo leve e que há mais de 2 anos faz terapia fonoaudiológica. Através da utilização dessa proposta, foi possível observar o pensamento divergente, léxico narrativo e a expressividade em um curto período de tempo. o que sugere que o jogo na terapia fonoaudiológica proporciona uma abordagem lúdica e proveitosa com melhorias nos aspectos estruturais, lógicos e simbólicos do paciente. A grande disponibilidade de tecnologia computacional e o surgimento de ferramentas inteligentes possibilitam à coleta de dados em valores mais confiáveis. O uso dessas tecnologias no ambiente terapêutico possibilita às crianças o nivelamento, a oportunidade de aprenderem e dar saltos cognitivos importantes.
Palavras-chave: Fonoaudiologia Computacional Elaboração Dirigida Games Inteligentes
Programa Articulado:
Áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Ciência da Computação / Metodologia e Técnicas da Computação / Linguagens de Programação , Ciências da Saúde Fonoaudiologia
Áreas temáticas: CCMN – Linguagens de Programação
Linhas de extensão:
Modalidade de Apresentação: Oral
Turno de Apresentação: Diurno
Local de Apresentação:
Participante com necessidades especiais? Não